Alminha – Rua Dr. Pereira de Matos (Época Contemporânea)

• Alminha-Rua-Dr.Pereira-de-Matos-02Alminha-Rua-Dr.Pereira-de-Matos-02
  • Alminha-Rua-Dr.Pereira-de-Matos-03Alminha-Rua-Dr.Pereira-de-Matos-03

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO e AlminhasMuseu Virtual Tags: alminhas, património e religião

• Alminha – Rua Dr. Pereira de Matos

Localização: Situada na rua Dr. Pereira de Matos, na fachada da parede de uma habitação particular entre as portas nº3 e 5.

Tipologia: Alminhas, Património Artístico-Religioso

Cronologia: Séc. XX

Descrição: Um nicho contracurvado, protegido por vidraça, composto por um relevo barroco, representando Deus Pai a retirar almas do purgatório, tendo por intermediário um anjo.
    Estas Alminhas estão relacionadas com a crença no purgatório, simbolizada por uma fogueira por onde todas as almas têm que passar para serem purificadas  das suas faltas.

Manuel Fernandes Vicente, In Público, 02.11.2009

Olinda Rodrigues, 2010 (As Alminhas em Portugal e a Devolução da Memória. Estudo Recuperação e Conservação) Lisboa