Giesta (Cytisus striatus (Hill) Rothm)

• Giesta-Cytisus-Striatus-01Giesta-Cytisus-Striatus-01
  • Giesta-Cytisus-Striatus-02Giesta-Cytisus-Striatus-02

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO NATURAL, Biologia, Flora e ArbustosMuseu Virtual Tags: flora, giesta e património natural

• Giesta (Cytisus striatus (Hill) Rothm)

Família: Leguminosae/Fabaceae

Características Gerais: a giesta é um arbusto de tamanho médio que pode chegar aos 2 metros de altura, encontrando-se maioritariamente em encostas sem árvores. No nosso país existem seis espécies diferentes de Cytisus.

Na região do concelho de Manteigas as  espécies mais comuns são a giesta amarela e a giesta branca. A variante com flor branca devido à boa qualidade da sua flor tem um grande potencial melífero.

Antes da massificação dos adubos a giesta era semeada em terrenos para recuperação dos mesmos  devido à sobre plantação de cereais. É mais comum a quotas até aos 1500 metros de altura sendo que a partir dos 1200 metros sofre um atrofiamento e os exemplares são de menor dimensão sendo essa uma defesa para se proteger das condições meteorológicas adversas

Folhas: caducas trifoliadas, ligeiramente pilosas e encontram-se no caule verde de forma alternada.

Flores: aparecem nas axilas das folhas, formando cachos folhosos e terminais. Possui uma corola com simetria bilateral formada por 5 pétalas, de cor amarela e com estames monadelfos.

Floração: Abril a Julho.

Fruto: vagem biconvexa, com pelos brancos e com 2 a 8 sementes no interior

Habitat: Campos abandonados, taludes, ruderais, solos arenosos.

Distribuição: Frequente no Norte e Centro do país e rara a sul

Principais usos: serve de cama para gado ou para fertilização de terras depois de cortada e enterrada

Websites Consultados