Zimbro-Anão (Juniperus Communis L.)

• Zimbro-anão-01Zimbro-anão-01
  • Zimbro-anão-02Zimbro-anão-02
  • Zimbro-anão-03Zimbro-anão-03

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO NATURAL, Biologia, Flora e ArbustosMuseu Virtual Tags: arbustos, flora, património natural e zimbro

• Zimbro-Anão (Juniperus Communis L.)

Família: Cupressaceae

Distribuição geográfica: vasta área de ocupação ao longo de todo o hemisfério norte temperado, abrangendo assim a Europa, Ásia e América. Em Portugal, na Serra da Estrela, Peneda e Gerês.

Caducidade: persistente

Altura: normalmente até 1m, mas ocasionalmente até 10m.

Longevidade: entre 100 e 200 anos

Porte: arbusto prostrado ou erecto.

Ritidoma:
    castanho–acinzentado fendilhando-se e destacando-se em lascas.

Folhas: 3 por nó, simples, semelhantes entre si, aciculares, rígidas, com uma faixa estomática esbranquiçada na página superior e menores que 1cm de comprimento.

Estrutura reprodutiva: planta dióica; flores unissexuais, as masculinas formadas por 3 ou mais sacos polínicos na face abaxial (inferior) de uma pequena escama; as femininas resultando num gálbulo baciforme carnudo, globoso e negro-azulado.

Floração: março-abril

Maturação dos frutos:
     demoram 18 meses a maturar (outono)

Habitat e ecologia: matos extremes orotemperados, urzais de montanha em co-dominância com a Erica australis subsp. aragonensis. Indiferente quanto ao pH do solo, prosperando em terrenos pobres e bem drenados. Tolera alguma sombra. Tem um crescimento muito lento, crescendo poucos centímetros por ano. As bagas são alimento de aves como os tordos e são um ótimo abrigo para ninhos em terras altas.

Usos e costumes: as suas “bagas” (gálbulos baciformes) eram usados na Antiguidade para produzir o então chamado vinho de zimbro, que deu hoje lugar à zimbrada internacionalmente conhecida de genebra ou gin; são ainda hoje usadas para condimentar carnes e consumidas por cabras e ovelhas. Podem ser ingeridos crus ou cozinhados mas com precaução. Ramos verdes ou secos são um bom repelente de insetos. A madeira é muito dura e durável, com bom desempenho em contacto com o solo mas, normalmente não tem dimensões úteis.

Modos de propagação: Por semente: a semente tem um invólucro duro e pode demorar bastante a germinar. Requer um período de estratificação a frio, seguido de um período ameno e, novamente frio, cada um destes demorando de 2 a 3 meses. Mergulhar a semente em água a ferver durante 3-6 segundos pode ajudar no processo. Deve semear as sementes assim que estiverem maduras. Algumas poderão germinar na primavera seguinte mas, a maior parte demorará mais um ano. Pode contudo tentar-se semear ainda em verde, antes de capa ter endurecido. Quando as plantas tiverem algum tamanho, separe-as em vasos individuais e plante-as na primavera. As sementes armazenadas num local seco podem manter-se viáveis por vários anos. Por estaca: estacas lenhificadas 5-10 cm com parte do ramo anterior na base, em setembro / outubro, plantando-se definitivamente no outono seguinte. Também por alporquia em setembro / outubro, demorando 12 meses.

Websites Consultados