Bétula (Betula celtiberica Rothm. & Vasc.)

• Bétula-01Bétula-01
  • Bétula-02Bétula-02
  • Bétula-03Bétula-03
  • Bétula-04Bétula-04

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO NATURAL, Biologia, Flora e ÁrvoresMuseu Virtual Tags: árvore, bétula, flora e património natural

• Bétula (Betula celtiberica Rothm. & Vasc.)

Família: Betulaceae

Distribuição geográfica: quase toda a Europa, centro e norte da Ásia. Em Portugal, nas terras altas do centro e norte.

Caducidade: caduca

Altura: até 20m

Longevidade: normalmente entre 80 e 140 anos.

Porte: árvore média de copa cónico-piramidal com ramos horizontais e raminhos pendentes.

Ritidoma: branco quando adulta; ramos jovens com pelos e glândulas resinosas amareladas.
    Folhas: simples, alternas, rombóides ou rombóide-ovadas com 4-6 x 3-5cm, de rebordo irregularmente dentado ou serrado, agudas no ápice.
    Estrutura reprodutiva: flores em amentos pendentes na ponta dos ramos que se formam antes das folhas.

Floração: abril, maio

Maturação dos frutos: finais de inverno, princípios da primavera

Habitat e ecologia: turfeiras, margens de cursos de água e locais húmidos das regiões elevadas em solos profundos. Forma pequenos bosques e prefere solos siliciosos. Espécie de plena luz. Ocorre preferencialmente entre os 400 e 1800m, mas também desde 0 a 2000m. Suporta bem temperaturas muito baixas. Tolera ventos fortes mas não exposição marítima. É uma árvore de crescimento rápido, que é das primeiras a colonizar espaços abertos, possibilitando o aparecimento de outras árvores. Existem cerca de 200 espécies de insetos associadas à Bétula. As árvores são muito apreciadas por aves para nidificar, assim como as suas folhas servem de alimento para cervídeos. Como fonte de biomassa para os cursos de água, a espécie acaba por ser importante na criação de uma cadeia trófica que culmina nas trutas e na toupeira de água.

Usos e costumes: Utilizada como planta de jardim ou florestal. A parte interna do ritidoma, que se chamava “librum”, era utilizada como papel na Antiguidade, e ainda hoje a madeira se utiliza para pasta de papel. Em medicina popular utiliza-se a seiva como diurético, antirreumático e anti-inflamatório renal. A seiva pode ser fermentada para produzir a “cerveja de bidoeiro”. As folhas jovens são comestíveis cruas ou cozinhadas. Uma infusão das folhas é usada para tratar a gota e reumatismo, sendo uma boa dissolvente de pedras nos rins. A madeira é macia, leve e durável. É uma boa árvore para melhorar o solo e para ter por perto da pilha de compostagem pois acelera a fermentação.

Modos de propagação:  Por semente: semear assim que estiverem maduras, cobrindo-as ligeiramente num local com luz. Se a germinação for fraca pode cobrir-se a zona de plantação com um vidro aumentando a temperatura. Quando as plantas tiverem o tamanho suficiente para manusear coloque-as em vasos individuais e proteja-as pelo menos durante o primeiro inverno. Plante-as finalmente nos locais desejados na primavera.

Websites Consultados