Capela de Nossa Senhora do Carmo

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO EDIFICADO e CapelasMuseu Virtual Tags: capelas, património edificado e religião

• Capela de Nossa Sra. do Carmo

Esta capela, devotada a Nossa Senhora do Carmo, é uma das que se encontra mais isolada e distante da vila. A sua construção partiu da iniciativa de José Ramos dos Santos Roque, para que o seu filho, o padre Zeferino Roque, tivesse um espaço próprio onde pregar aos fiéis que viviam naquela zona, e que não conseguiam deslocar-se a Manteigas para assistir ao culto. Serviu também para que este padre pudesse ensinar a doutrina cristã às crianças ali existentes.

Foi inaugurada a 1 de Novembro de 1949 pelo Reverendo Cónego Manuel Mendes do Carmo, e para além da imagem da Senhora do Carmo, existe na capela uma imagem de São Cristóvão. Esta foi oferecida pelos caçadores de Gouveia e benzida pelo Cardeal de Lourenço Marques (Moçambique), D. Teodósio de Gouveia. Sendo, São Cristóvão, protetor das viagens e dos viajantes, é assim normal que aqueles tenham pedido a sua proteção.

Situada num ermo, a invocação da capela a Nossa Senhora do Carmo é facilmente explicável, visto que este culto se iniciou, no século XII, no Monte Carmelo (daí a designação dada à Virgem), situado atualmente no estado de Israel, onde um grupo de eremitas se votou ao isolamento para rezar à Virgem Mãe. O nome Carmo ou Carmelo é frequentemente traduzido como jardim. A zona da Castanheira, onde a capela foi construída, apresenta uma paisagem idílica ainda hoje, como um “jardim” que recebe o templo.

De pequenas dimensões, a capela apresenta fachadas rebocadas e pintadas de branco, mostrando alguns sinais de deterioração na pintura. Apresenta detalhes em cantaria irregular, com juntas pintadas  de branco, na base de  todas as fachadas, no portal em arco ogival que serve de entrada principal, no campanário lateral (na fachada principal), e nos pilares que servem de suporte aos alpendres laterais. No lado direito, encontra-se uma porta secundária para um espaço que servirá de sacristia, que se encontra desnivelada, no entanto a cobertura de duas águas da capela é contínua, cobrindo os dois espaços (assim como o alpendre do lado esquerdo.

O interior é simples, com teto trifacetado e pintado de azul claro. Apresenta um altar simples de granito, com um nicho escavado na parede e pintado de azul, que acolhe a imagem de Nossa Senhora do Carmo. A mesa de altar é também de granito, acompanhando a sobriedade do altar. A imagem de São Cristóvão foi colocada à esquerda do altar.

Bom à data de 22-09-2014

Alguma deterioração a nível da pintura exterior.