Capela de São Gabriel

  • Capela-de-S.-Gabriel-01Capela-de-S.-Gabriel-01
  • Capela-de-S.-GabrilelCapela-de-S.-Gabrilel

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO EDIFICADO e CapelasMuseu Virtual Tags: capela, património edificado e religião

Info
Info
Fotografias
Mapa de Localização
Itens Relacionados
  • Capela de São Gabriel

     

    A edificação inicial da capela consagrada a São Gabriel seria de 1560, mas num outro local que não o atual. Especula-se que primordialmente a capela tenha sido construída entre a freguesia de Sameiro e a vila de Manteigas, no local que coincide com o desaguar da água que vai para a zona de Leandres. No entanto, a inexistência de qualquer vestígio desta primitiva capela não nos permite declarar a sua verdadeira localização.

    Atualmente podemos encontrar uma Capela em honra de São Gabriel a poucos metros do local mencionado, que foi construída no ano de 1871. Porém, e atestando a sua prévia existência, na Corografia Portuguesa de 1708 é referida como ermida “junto ao Zêzere”, e posteriormente também consta das Memórias Paroquiais de 1758, como capela anexa de Santa Maria.

    A pequena capela de planta retangular apresenta traços simples. A fachada de empena triangular, resultante do telhado de duas águas, mostra detalhes em granito nas pilastras que formam os cantos, e nas molduras da porta e das duas pequenas janelas que a ladeiam. Sobrepõem o conjunto uma cruz central e dois ornamentos em forma de urna. O interior apresenta um teto em madeira policromada, de fundo azul.

    São Gabriel é um dos sete arcanjos, fazendo parte dos três mais importantes, junto de São Miguel e São Rafael, da cultura católica. Este arcanjo é inúmeras vezes citado na bíblia e normalmente é sempre associado à anunciação de boas novas, sendo por isso considerado o “Mensageiro de Deus”. Foi ele que anunciou à Virgem Maria que carregava o filho de Deus,  sendo associado à oração de “Avé Maria”, ficou também conectado ao símbolo de pureza.

     

    Estado de conservação 

    Razoável à data de 03-09-2014

    Observações

    A sua localização, próxima à fábrica de São Gabriel, torna o acesso difícil, e a vegetação que prolifera ao seu redor piora a situação, assim a capela encontra-se quase abandonada.

     

    Bibliografia

    Antologia I – Depoimentos Histórico – Etnográficos sobre Manteigas e Sameiro, José Lucas Baptista Duarte, Edição da Câmara Municipal de Manteigas, 1985

    Dicionário Enciclopédico das Freguesias – 3º volume, Editora ANAFRE, 1997

    Guia do Apreciador de Pintura – “Histórias e personagens que inspiraram as obras-primas da pintura ocidental” – Marcus Lodwick, Editorial Estampa, 2003

    “Padre Joaquim Dias Parente” – O Homem. A Obra. A Missão. A Mensagem. – Nos 50 anos da sua morte – 20-X-2007 – Manuel Ferreira da Silva, Paróquia de Santa Maria, Manteigas, 2007

    Fontes:

    Corografia Portuguesa, 1708, pág. 351
    Memórias Paroquiais de 1758, reunidas pelo Padre Luís Cardoso

     

  • No Records Found

    Sorry, no record were found. Please adjust your search criteria and try again.