Louça Portuguesa – Faiança Ratinha

  • Loiça-Portuguesa-Faiança-Ratinha-01Loiça-Portuguesa-Faiança-Ratinha-01
  • Loiça-Portuguesa-Faiança-Ratinha-02Loiça-Portuguesa-Faiança-Ratinha-02
  • Loiça-Portuguesa-Faiança-Ratinha-03Loiça-Portuguesa-Faiança-Ratinha-03
  • Loiça-Portuguesa-Faiança-Ratinha-04Loiça-Portuguesa-Faiança-Ratinha-04
  • Loiça-Portuguesa-Faiança-Ratinha-05Loiça-Portuguesa-Faiança-Ratinha-05

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO CULTURAL, Material e Coleção PrivadaMuseu Virtual Tags: loiça, louça, património cultural, portugal e pratos

Info
Info
Fotografias
Mapa de Localização
Itens Relacionados
  • Louça Portuguesa – Faiança Ratinha

    Conjunto de 43 pratos e 2 travessas de cerâmica, pintados em tons azuis, laranja e castanho, com motivos geométricos e florais.

    Trata-se de pratos e travessas de estilo “Ratinho”. Este tipo de faiança, “Ratinha”, reconhecida pela ornamentação e cromatismo por vezes rudimentares, tem particular destaque na produção cerâmica coimbrã. A proprietária assegura que esta coleção veio diretamente de Coimbra.

    A produção desta louça decorreu durante todo o século XIX, terminando na década de 30 do século XX.

    Os Ratinhos eram beirões serranos, que sazonalmente iam trabalhar nas herdades alentejanas. O nome foi atribuído também às peças de faiança que levavam e utilizavam nas parcas refeições. Como eles, a louça era grosseira e forte,  feita para ser transportada nos alforges para, por vezes, servir de moeda de troca por outros produtos, muitas vezes trapos e panos.

    A decoração típica desta faiança ilustra desde o típico desenho, monocromático, de grelhas e espiral central, fabricado em Coimbra por meados do séc. XVIII e que está na génese da produção, ao mesmo desenho em azul ou verde e vinoso, característico do período pré-ratinho (meados do séc. XIX). Mais tarde a decoração caracteriza-se por um colorido mais variado, onde às cores antigas se juntaram os ocres. Também as formas mais geométricas começaram a ser substituídas por ramos de flores e folhas estilizados, esponjados, que lembram antigas cerâmicas persas. Já no último quartel do séc. XIX tornam-se comuns os pratos de figura central, cuja iconografia, humana e animal, é de extrema riqueza.

    Pelas características cromáticas e pelos desenhos que apresentam, os pratos e travessas desta colecção datar-se-ão de meados do século XIX.

     

    Estado de conservação 

    Razoável à data de 05-11-2014

    Observações

    Apresentam alguns defeitos e fissuras.

    Bibliografia
    Websites consultados

    http://www.museumachadocastro.pt/pt-PT/exposicoes/jarealizadas/ContentDetail.aspx?id=1206

    http://dapatadamoscaouivodolobo.blogspot.pt/2013/04/os-ratinhos-faianca.html

  • No Records Found

    Sorry, no record were found. Please adjust your search criteria and try again.