Cruzeiro de Vale de Amoreira

• Cruzeiro-Vale-de-Amoreira-01Cruzeiro-Vale-de-Amoreira-01
  • Cruzeiro-Vale-de-Amoreira-02Cruzeiro-Vale-de-Amoreira-02

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO e CruzeirosMuseu Virtual Tags: arqueologia moderna, cruzeiros e vale de amoreira

• Cruzeiro – Vale de Amoreira

Localização: Situado na aldeia de Vale de Amoreira, seguindo pela ponte em direção à localidade de Verdelhos, existe uma cortada à esquerda que nos conduz até este monumento. A localização no mapa ajuda a entender o sítio onde se insere.

Tipologia: Cruzeiros, Património Religioso

Cronologia: Época Moderna

Descrição: Conhecido pela população pelo cruzeiro da comemoração dos centenários, três datas estão gravadas neste cruzeiro, cada uma com a sua história e importância;

Independência de Portugal, aclamação do 1º Rei de Portugal (1139).

Guerra da Restauração da independência de Portugal (1640).

A Concordata entre a Santa Sé e Portugal (1940).

A plataforma é quadrangular e tem dois degraus de arestas vivas, constituídas por lajes de xisto. Esta cruz é latina, oitavada e assenta na base.
    Por baixo da data de (1940)  está representado o escudo português.
    As 5 quinas bem visíveis, simbolizam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na batalha de Ourique. Quanto aos pontos dentro das quinas representam as 5 chagas de Cristo.

Monumento construído em granito, segundo testemunhos orais de alguns elementos da povoação, não nos foi possível saber ao certo a data exacta do monumento.
    Está em razoável estado de conservação.

VIEIRA, Leonel – Os Cruzeiros de Lousada, U. Portucalense, 2004.