Fábrica Esteves & Pereira / J. M. Lucas Pereira (Casa da Roda)

  • foto-com-mais-de-50-anosfoto-com-mais-de-50-anos

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO INDUSTRIAL e FábricasMuseu Virtual Tags: indústria e património industrial

Info
Info
Fotografias
Mapa de Localização
Itens Relacionados
  • Fábrica Esteves & Pereira / J. M. Lucas Pereira (Casa da Roda)

     

    Para além destas instalações, a fábrica “Esteves & Pereira” ocupava também a unidade situada no lugar do Outeiro. As primeiras fases do processo de transformação (cardação e fiação) eram efetuadas no imóvel da Fonte Santa, as secções de tecelagem, tinturaria e acabamentos estavam alojadas na segunda unidade fabril. Todas as empresas, que se seguiram a esta, distribuíam a sua produção de maneira igual.

    Em 1927, a sociedade “Esteves & Pereira” foi extinta, sendo composta pelos industriais José Esteves de Carvalho Júnior e José Martins Lucas Pereira. Este último reteve o ativo e o passivo da empresa, passando esta a designar-se “J. M. Lucas Pereira”. A empresa laborou com o alvará de 2ª classe, n.º9 964, de 4 de Outubro de 1927.

    Nesta unidade, utilizou-se a roda hidráulica, como principal fonte de energia, até bastante tarde. Em 1953, a firma “J. M. Lucas Pereira, Sucrs.” Possuía um motor a diesel, de 18cv, que apenas era utilizado nos meses do estio (julho, agosto e setembro).

    Quando a firma “J. M. Lucas Pereira, Sucrs.” cessou o exercício da indústria, em 1953, este edifício foi adquirido pela Câmara Municipal de Manteigas que o viria a ceder para instalações da Escola de Hotelaria de Manteigas, que funcionou no imóvel até 1995.

     

    Observações

    Edifício fabril, de 1906(?) – Fonte Santa, São Pedro

    Atividade: Cardação e Fiação

    Ocupação: Esteves & Pereira (1906?-1927); J. M. Lucas Pereira (1927?-1950); J. M. Lucas Pereira, Sucrs. (1950-1963)

    O edifício foi recuperado – desativado e adaptado para instalações hoteleiras do INATEL – Casa da Roda

     

    Estado de conservação

    Bom à data de 08-08-2014

     

    Observações
    O edifício foi recuperado (assim como a Roda foi restaurada), e adaptado a novas funções.

     

    Bibliografia
    Websites Consultados

    http://manteigasemimagens.blogspot.pt/2012/01/ha-meio-seculo-atras-10.html

     

    Anexo – Descrição Esteves & Pereira

    Descrição:
    1º Construção tradicional de 2 pisos e cave, com paredes em alvenaria de granito rebocadas ao nível do segundo piso, rasgadas pela fenestração regular com caixilharia em madeira, pavimento em betonilha e cobertura de 2 águas, revestida por telha do tipo canudo, assente em asnas de madeira. Adossada à fachada sul encontra-se ainda a primitiva roda hidráulica, que sofreu uma intervenção de conservação e restauro. A data de 1906, inscrita na fachada norte poderá corresponder à data de edificação do imóvel.
    A montante deste edifício subsistem diversos vestígios de levadas que canalizavam a água do rio Zêzere até ao motor hidráulico desta unidade.

     

  • No Records Found

    Sorry, no record were found. Please adjust your search criteria and try again.