Fábrica Isabel & Cleto (Fábrica da Matufa)

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO INDUSTRIAL e FábricasMuseu Virtual Tags: fábrica, indústria e património industrial

• Fábrica Isabel & Cleto (Fábrica da Matufa)

A firma “Isabel & Cleto” requer licença, em 1925, junto da 2ª Circunscrição Industrial, para laboração de uma fábrica de lanifícios, sendo o edital datado de 1 de Julho do mesmo ano.

A 20 de janeiro de 1937, a mesma empresa vende vários maquinismos de produção à firma “Simão da Cruz Fazenda & Filhos” da Covilhã, nomeadamente uma tesoura, uma percha, um batano, uma lavadeira, uma prensa manual, um motor a gás pobre, duas râmolas de sol.

Ainda em 1937, Eduardo Lucas Coelho Isabel e João Evangelista Cleto responderam ao Inquérito Industrial da FNIL, em nome individual, no entanto ambos citaram o mesmo alvará de 2ª classe, com o n.º 8 655, com data de 28 de Julho de 1926.

Edifício Fabril, da 1ª metade do século XX – Sítio da Matufa, São Pedro

Atividade: Tecelagem.

Ocupações: Isabel & Cleto (1925-193_); Eduardo Lucas Coelho Isabel e João Evangelista Cleto (século XX)

Razoável à data de 11-08-2014
    Encontrando-se desativado da sua função, o estado é razoável, pois foi adaptado a habitação.

Anexo – Descrição do Edifício

Descrição de 1 Edifício:
    Construção tradicional de 2 pisos, com pavimento em betonilha no andar térreo e em madeira no piso superior. As fachadas apresentam um aparelho de granito insonso e uma fenestração irregular, não só na distribuição mas também na dimensão, preenchida por caixilharia de 2 folhas, em madeira. A cobertura, muito degradada, apresenta 4 águas, revestidas por telha tipo marselha, e rematadas por telha mourisca.