Fábrica José António da Cunha / J. M. Lucas Pereira

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO INDUSTRIAL e FábricasMuseu Virtual Tags: fábrica, indústria e património industrial

• Fábrica José António da Cunha / J. M. Lucas Pereira

A fábrica da empresa “José António da Cunha” terá sido fundada em abril de 1845, no entanto o Inquérito Industrial de 1881 refere que a mesma foi fundada em 1842. No mesmo inquérito, o proprietário era Manuel da Cunha Júnior, e é referido que estas instalações terão sofrido um incêndio, sendo por isso a fábrica reedificada em 1877. Foi então reequipada com nova maquinaria de produção, mas manteve-se em uso o pisão e a prensa.

Posteriormente, em data incerta, a firma passou para a “Esteves & Pereira” que ocupava também a “Casa da Roda”, no lugar da Fonte Santa. Neste espaço, funcionavam as secções de cardação e fiação, enquanto no referido complexo, estavam alojadas as atividades de tecelagem, de tinturaria e ultimação. Todas as entidades empresariais que lhe sucederam eram, igualmente, proprietárias dos dois espaços.

Em 1953, a “Empresa Hidroelétrica da Serra da Estrela” fornecia a energia das instalações da firma “J. M. Lucas Pereira, Sucrs.”. Porém, para colmatar qualquer falha na distribuição elétrica, o complexo era provido de um motor a diesel de 15cv. Para auxiliar este motor e sobretudo para fornecer vapor à secção de tinturaria, era utilizado um locomóvel (Richard Garrett & Sons Kilds 33754-10-1920; Leiston – England), instalado a 29 de Janeiro de 1921 e que ainda hoje se encontra no local.

Quando a firma “J. M. Lucas Pereira, Sucrs.” cessou a laboração em 1963, o complexo foi adquirido pela “Serração e Carpintaria Mecânica de São Pedro de Manteigas, Lda.” que construiu um novo imóvel e adaptou os existentes.

Complexo Fabril, do século XIX – XX – Lugar do Outeiro, São Pedro

Atividades: Tecelagem, tinturaria e ultimação

Ocupações: José António da Cunha (1842-18_); Manuel da Cunha Júnior (séc. XIX); Esteves & Pereira (1927?-1950); J. M. Lucas Pereira, Sucrs. (1950-1963)

Mau à data de 23-07-2014