Fábrica Lanifícios Império de Esteves, Santos & Botelho, Lda.

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO INDUSTRIAL e FábricasMuseu Virtual Tags: fábricas, império, indústria e património industrial

• Fábrica Lanifícios Império de Esteves, Santos & Botelho, Lda.

Em 22 de Julho de 1946, Francisco Esteves Gaspar de Carvalho, industrial de Manteigas, José Cipriano dos Santos, antigo técnico da firma “J. Fernandes F. Simões” (Vodra, Seia) e Alberto Botelho, industrial portuense, criam a firma “Lanifícios Império de Esteves, Santos & Botelho, Lda.”. No mesmo ano, foi adquirida a maquinaria necessária à laboração, à empresa “Amadeu Esteves & Irmão” do lugar da Malhadoura, Freguesia da Polvoreira, Concelho de Guimarães.

Em 1949, Francisco Esteves Gaspar de Carvalho termina a sua participação na sociedade “Carvalhos & Matos, Lda.”, cedendo aos restantes sócios da mesma a sua cota. Manteve, porém, a propriedade de 4 teares mecânicos que transferiu para  “Lanifícios Império de Esteves, Santos & Botelho, Lda.” posteriormente.

A empresa cessou funções em janeiro de 2010, correndo o processo de insolvência entre novembro de 2011 e dezembro de 2013.

Complexo Fabril, do Século XX (anos 40) – Lugar dos Amieiros Verdes, São Pedro

Atividades: Cardação, fiação e tecelagem

Ocupações: Lanifícios Império de Esteves, Santos & Botelho, Lda.  (1946-1993); Lanifícios Império de Esteves, Santos & Botelho, S.A. (1993-2010)

Bom à data de 13-08-2014