Fábrica Manuel de Jesus Serra / Zeferino d’Almeida Fraga

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO INDUSTRIAL e FábricasMuseu Virtual Tags: fábricas, indústria e património industrial

• Fábrica Manuel de Jesus Serra / Zeferino d’Almeida Fraga

Esta fábrica terá sido fundada por Manuel de Jesus Serra em 1856, como é descrito no Inquérito Industrial de 1881, no entanto à data do Inquérito a mesma já pertencia Manuel Pereira de Matos, e outros sócios.

Já em 1926, não se sabendo precisar quando a firma mudou de proprietários, foi requerida licença em nome de “Zeferino d’Almeida Fraga”, junto da 2ª Circunscrição Industrial, para laborar como fábrica de lanifícios, obtendo alvará de 2ª classe, com o n.º 9962, de 4 de Outubro de 1927.

Sem data específica, esta firma adquire outra unidade fabril localizada junto à Ponte dos Frades, no sítio do Tinte, que tinha sido fundada por António Martins Ramos em 1845 (1854?). As duas instalações partilham então a mesma evolução empresarial.

Edifício fabril, do século XIX / XX – Lugar da Ponte dos Frades, Santa Maria

Atividades: Cardação, Fiação, Tecelagem, Tinturaria e Ultimação (porém algumas seriam desenvolvidas nos edifícios da fábrica de António Martins Ramos & C.ª).

Ocupações: Manuel de Jesus Serra (1856-18_); José Tomás de Carvalho & C.ª (séc. XIX); Manuel Pereira de Mattos & C.ª (1881); Manuel Pereira de Matos (1890); António de Oliveira (1890); José Duarte Quaresma (1890); João Abrantes Martins da Cunha (1890); Caetano Lopes Espinho (1890); Zeferino d’Almeida Fraga (19_-1955); Zeferino d’Almeida Fraga, Sucr. (1955-1957); Fragas, Lda. (1958-1967)

Razoável à data de 14-08-2014