Fábrica Tacanho, Santos & Biscaya (Fábrica dos Moinhos)

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO INDUSTRIAL e FábricasMuseu Virtual Tags: fábricas, indústria e património industrial

• Fábrica Tacanho, Santos & Biscaya (Fábrica dos Moinhos)

A empresa “Tacanho, Santos & Biscaya” requereu licença para a laboração de uma fábrica de lanifícios, em 1925, junto da 2ª Circunscrição Industrial, sendo o edital desta secretaria datado de 22 de Julho desse ano. A partir de 28 de Julho de 1926, e no seguimento deste processo, a firma passa a laborar com alvará de 2ª classe n.º8 556.

Inicialmente, as firmas “José Lucas Tacanho” e “Santos & Biscaya” laboraram, ao mesmo tempo, neste complexo a título individual, com a designação “Tacanho, Santos & Biscaya”. As duas firmas exploravam alternadamente as instalações, assim como os maquinismos e o quadro de pessoal (à exceção do pessoal da secção de tecelagem). No início da década de 40, o GILG notifica as firmas em questão, para que resolvam esta situação irregular, mas tal apenas se verificou em 1946: quando José Lucas Tacanho cessou o exercício da indústria em nome individual, passando então a integrar a firma “Santos & Biscaya”, que passou a designar-se “Tacanho, Santos & Biscaya, Lda.”.

Em 1957, a firma labora com a nova designação de “Empresa de Lanifícios das Penhas Douradas, Lda.”, apresentando um quadro de pessoal constituído por 69 trabalhadores, dos quais 3 são gerentes, 1 é empregado fabril, 1 é encarregado, sendo os restantes operários. Funcionava então com as secções de lavandaria de lãs, com 1 lavadouro nacional, manual; cardação e fiação, com 1 escolhedeira, 1 carduça, 1 batedor, 1 carda inglesa, 1 carda, 1 aparato e 2 fiações manuais francesas; tecelagem, com 36 teares manuais, dos quais 29 em funcionamento e 7 inativos; fabricação de mungos, com 1 esfarrapadeira nacional e 1 carda; tinturaria, com 3 caldeiras de cobre, a fogo direto, manuais; ultimação, com 1 batano e 1 lavadeira nacionais, 1 percha, 1 tesoura Houget, 1 prensa de cartão manual e 4 râmolas de sol. A força motriz era disponibilizada por 1 roda hidráulica, nacional, de 40 a 50 cv. e 1 motor a gás pobre, Campbel, de 30 a 35 cv., relativamente aos motores elétricos instalados, é referida a existência de 1 dínamo.

Complexo fabril, do século XX (1ª metade) – Lugar dos Moinhos, S. Pedro

Atividades: Cardação, fiação, tecelagem, tinturaria e ultimação

Ocupações: Tacanho, Santos & Biscaya (1925?-1946); José Lucas Tacanho (1925?-1946); Santos & Biscaya (1925?-1946); Tacanho, Santos & Biscaya Lda. (1946-1957); Empresa de Lanifícios das Penhas Douradas, Lda. (1957-19)

Razoável à data de 26-08-2014

Estado: Em ruína; parcialmente recuperado.
    Encontrando-se desativado, está parcialmente adaptado para habitação e armazém