Fonte das Caldas de Manteigas

• Fonte-das-Caldas-de-ManteigasFonte-das-Caldas-de-Manteigas

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO EDIFICADO e FontanáriosMuseu Virtual Tags: fontanário, fonte e património edificado

• Fonte das Caldas de Manteigas

Localização: Situada nas Caldas de Manteigas junto às instalações do INATEL, num dos caminhos lajeados que seque para o parque de merendas e lazer, pertencente ao Inatel.

Tipologia: Fontes, Património Histórico-Artístico.

Cronologia: Época Moderna.

Descrição: Trata-se de uma fonte única e bela, construída com pedras do rio. Possui uma cobertura semicircular.  No centro da fonte está afixado um azulejo decorativo. Logo por cima vê-se a sigla  I.O.S,  feita com pedras mais pequenas, não se sabendo o seu significado.

Na base da fonte, vê-se um pequeno muro constituído por pedras fixadas na parede.

Fonte construída possivelmente pelos locais para aproveitar a abundância de água nesta zona, atualmente encontra-se desativa.

Junto à fonte encontramos um antigo tanque para lavar a roupa, e um pequeno banco, este também constituído por pedras de rio.