Fonte do Largo do Chafariz

• Largo-do-Chafariz-01Largo-do-Chafariz-01
  • Largo-do-Chafariz-02Largo-do-Chafariz-02
  • Largo-do-Chafariz-03Largo-do-Chafariz-03

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO EDIFICADO e FontanáriosMuseu Virtual Tags: época contemporânea, fontanário, fonte e património edificado

• Fonte – Largo do Chafariz

Localização: No centro da vila de Manteigas, junto á sede da Liga dos Combatentes e à Junta de Freguesia de São Pedro, situa-se o Largo do Chafariz onde existe um fontanário de grande dimensão.

Tipologia: Fontes, Património Histórico-Artístico

Cronologia: 1951

Descrição: No conhecido Largo do chafariz, vemos um pequeno jardim  frente ao fontanário, separado por um pequeno corredor com acesso à fonte.

Na base do fontanário existe uma pia, peça trabalhada em pedra de granito, de forma semicircular. No topo duas peças sobrepostas de formato retangular, onde estão inscritas as datações: na peça superior 1961, ano da construção e  1984, ano de reconstrução e melhoramento do fontanário. Já na peça inferior temos a bica, esta em forma de torneira dourada.

Fontanário de grandes dimensões comparando com outros na região.