Geologia e Litologia do Concelho de Manteigas

• Granito-de-ManteigasGranito-de-Manteigas
  • Xisto-da-Formação-de-Malpica-do-TejoXisto-da-Formação-de-Malpica-do-Tejo
  • Xisto-Formação-do-RosmaninhalXisto-Formação-do-Rosmaninhal

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO NATURAL e GeologiaMuseu Virtual Tags: geologia, litologia, manteigas e serra da estrela

• Geologia e Litologia do Concelho de Manteigas

A estrutura geológica da Serra da Estrela é formada essencialmente por dois conjuntos geológicos diferentes: o complexo xisto-grauváquico e o maciço granítico. O concelho de Manteigas é composto essencialmente por granitos e xistos, sendo que também podemos encontrar aluviões, depósitos de vertente, terraços fluviais, depósitos fluvioglaciários e glaciários.

O concelho de Manteigas é maioritariamente constituído por quatro formações diferentes, duas do complexo xisto-grauvaquico, como a formação do Rosmaninhal que envolve Sameiro e Vale de Amoreira e a formação de Malpica do Tejo que envolve a formação do Rosmaninhal. Encontram-se duas formações do complexo granítico, uma composta com o granito de Manteigas que se encontra maioritariamente em redor da vila de Manteigas e outra com o granito de Seia que ocupa grande parte da Serra da Estrela, podendo-se encontrar junto à Nave de Stº António e Maciço da Torre. Ainda podemos encontrar outras formações de granitos que ocupam apenas uma pequena percentagem na composição do Concelho de Manteigas.

Formação do Rosmaninhal – Formação constituída por xistos com raras intercalações de grauvaques, ocorre estratigraficamente sobre a formação de Malpica do Tejo,  principalmente em redor de Sameiro e estende-se até Vale de Amoreira. Apresenta um tipo de xisto mais compacto e robusto em comparação com a formação de Malpica do Tejo.

Formação de Malpica do Tejo – Esta formação é caracterizada por uma alternância de grauvaques e xistos e envolve toda a formação do Rosmaninhal. O xisto desta formação apresenta uma composição menos uniforme e mais sedimentar.

Granito de Manteigas – É um granito de grão fino, ocorre junto à povoação de Manteigas, principalmente em seu redor.

Granito de Seia – É um granito de duas micas, porfiróide de grão grosseiro, é o granito dominante na Serra da Estrela. É na região do Poço do Inferno que se dividem os granitos de Seia e Manteigas ocupa grande parte da freguesia de São Pedro.

Guia Geológico e Geomorfológico do Parque Natural da Serra da Estrela.