Nascente Termal da Fonte Santa

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO NATURAL e GeologiaMuseu Virtual Tags: manteigas, nascente e termas

• Nascente Termal da Fonte Santa

A nascente termal da Fonte Santa é um local conhecido pelas suas qualidades termais desde os tempos romanos que apesar de não terem sido encontradas ruínas de balneários Romanos, foram encontradas evidências de inscrições da sua presença.

Em 1794 foi confirmada a posse da nascente e das possíveis infraestruturas de apoio à Câmara Municipal de Manteigas por D. Maria I. No início do século XX foram feitas análises por Charles Lepierre cujos resultados apresentavam as seguintes características: a nascente da fonte quente apresentava uma temperatura de 42,8ºc e a da Fonte Santa 19.5ºc.  Atualmente toda a água para tratamentos provém de 3 furos feitos durante os anos 80 a cerca de 80 metros de profundidade, subindo a temperatura das águas para os 48ºc.

A atividade termal da Fonte Santa resulta da existência da falha da Vilariça-Manteigas que possibilita a existência de nascentes termais devido a diversas fraturas no subsolo. As águas da Fonte Santa estão indicadas no tratamento do reumatismo, doenças tórpidas da pele, doenças das vias respiratórias, entre outras.

Guia Geologico e Geomorfologico da Serra da Estrela.