Poço do Inferno

  • Poço-do-inferno-01Poço-do-inferno-01
  • Poço-do-inferno-02Poço-do-inferno-02
  • Poço-do-inferno-03Poço-do-inferno-03
  • Poço-do-inferno-04Poço-do-inferno-04
  • Poço-do-inferno-05Poço-do-inferno-05

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO NATURAL e GeologiaMuseu Virtual Tags: cascata, geologia, manteigas e poço do inferno

Info
Info
Fotografias
Mapa de Localização
Itens Relacionados
  • Poço do Inferno

    O Poço do Inferno é uma cascata com cerca de 10 metros de altura situada na ribeira de Leandres a cerca de 1100 metros de altitude.

    Fica situada junto à estrada municipal/florestal e é um local bastante aprazível para se visitar no verão, porque tem   muita sombra e biodiversidade devido aos bosques de grandes castanheiros e pseudotsugas que rodeiam o local. Durante o inverno devido ao frio e à grande altitude, a cascata chega a congelar apresentando momentos fotográficos únicos.

    Sendo o Poço do Inferno  um dos ex-libris da Serra da Estrela, em termos técnicos deve-se à litologia dos locais atravessados pela ribeira de Leandres, ou seja devido ao seu acidentado terreno , o  curso de água que corre em rochas graníticas encontra uma barreira natural, despenhando-se depois do seu atravessamento, criando várias cascatas durante o seu percurso. Na linha de água é visível o contacto do granito com metassedimentos formando corneanas.

    Este local é um dos pontos turísticos do concelho de Manteigas e da Serra da Estrela a visitar. É conhecido por proporcionar momentos fotográficos de rara beleza. Pode-se chegar a este “Monumento Natural”   a partir de Manteigas pela estrada florestal de Leandres ou pela que estrada florestal do Viveiro das trutas da Fonte Santa.

     

    Bibliografia

    Guia Geológico e Geomorfológico do Parque Natural da Serra da Estrela.

  • No Records Found

    Sorry, no record were found. Please adjust your search criteria and try again.