Lenda da Nossa Sra. dos Verdes

• Lenda-da-N.-Sra.-dos-Verdes-01Lenda-da-N.-Sra.-dos-Verdes-01
  • Lenda-da-Nossa-Sra.-dos-Verdes-03Lenda-da-Nossa-Sra.-dos-Verdes-03
  • Lenda-da-Nossa-Sra.-dos-Verdes-02Lenda-da-Nossa-Sra.-dos-Verdes-02

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO CULTURAL, Imaterial e LendasMuseu Virtual Tags: história local, lendas e património cultural

• Lenda da Nossa Sra. Dos Verdes

A história do culto a Nossa senhora dos Verdes é mais que uma simples monografia, importa sobretudo aos locais de Manteigas afervorar esse culto, e ampliar a sua história, para que a leitura desta historinha possa aumentar o património moral da nação e assim conseguir que a Nª Senhora dos verdes venha renovar e aumentar os favores do seu coração maternal para as gentes da sua terra.

História e algumas considerações acerca da  primeira Capela

Como não existia qualquer capela dedicada a Nª Senhora do Verdes na freguesia de S. Pedro, foi feita uma reunião eclesiástica na cidade da Guarda, realizada na dos Verdes, para ali ser cumprido a devoção das gentes da terra sem incómodo.

Escolhido o local iniciou-se a obra da capela, que ficou concluída em (1756).

Diz ainda a tradição, que no mesmo dia em que foi benzida a primeira pedra da capela, uma senhora piedosa levou uma oferta singular que era um vaso de flores para ser colocado sobre a mesma pedra. Foi visionado pelos pedreiros que as flores tinham murchado; porém um ramo da carvalha junto à capela estava cada vez mais verde e viçoso, e pegando nele decidiram enterrá-lo no meio do campo a poucos metros de distância da obra; e com grande surpresa dos locais e grande admiração de todos notou-se que o ramo tinha crescido e se desenvolvia a olhos vistos.

E ainda lá está a carvalha, que causa admiração a todos e foi considerada pelo decreto de lei nº28:468, de 15 de fevereiro de 1938 “de interesse publico”.

Origem da Devoção á Nossa Senhora Dos Verdes

Conhecendo-se o povo de Manteigas como trabalhador, devemos também dizer que ele é religioso como poucos;

Desta afirmação temos a prova. Os  nossos antepassados deixaram numerosas capelas e igrejas, num total de 20, dentro e fora da vila, sendo uma das mais importantes, a capela da Milagrosa Nossa Senhora dos Verdes, a meio caminho da vila e das  afamadas Termas ou Caldas.

A lenda popular não deixa, com certeza de ter narrado muitas coisas bonitas; a tradição sobretudo religiosa, tem-se transmitido de pais para filhos e de avós para netos, factos e acontecimentos que a história local tem registado. Os alfarrábios ou livro dos usos da igreja da freguesia de S. Pedro de Manteigas datam do ano de 1698, sendo os melhores elementos que nos poderão ajudar no estudo sobre  Nossa Senhora dos Verdes.

Nossa Senhora dos Verdes de Manteigas, Padre José Baylão Pinheiro, 1942, Reedição 1998