Achados Isolados – Vale de Amoreira (Época Romana (?))

• Achados-Isolados-Vale-de-Amoreira-01Achados-Isolados-Vale-de-Amoreira-01
  • Achados-Isolados-Vale-de-Amoreira-02Achados-Isolados-Vale-de-Amoreira-02

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO e Achados IsoladosMuseu Virtual Tags: 109, 123 e 102

• Achados Isolados – Vale de Amoreira

Localização: Vale de Amoreira, Manteigas

Cronologia: Romano (?)

Descrição: Foi identificada, no centro da aldeia de Vale de Amoreira, numa casa remodelada, uma base e uma coluna em granito que se supõe  serem da época romana devido aos seus traços característicos. Este conjunto incorporaria, supostamente, os alicerces da construção original

Numa casa a SE da mencionada está incorporada, numa construção em xisto, uma pedra granítica redonda, bastante regular, que parece corresponder a uma coluna. A casa pertence à Junta de Freguesia e encontra-se em avançado estado de degradação.

Não nos foi possível aceder ao interior para verificar se a referida pedra manteria essa forma. Todavia, limpando a área da pedra, pudemos verificar que esta apresenta um espessamento do lado visível (correspondente a uma base semelhante à da coluna anterior), apresentando uma espessura regular para o interior da construção.

Pensa-se que além destas duas colunas, mais terão sido trazidas da zona de Valhelhas e Cabecinho, ao que a população antiga da zona se refere que vinham de “um antigo castelo”, situado na atual Quinta do Cabecinho.