Papel-moeda (Notas) de Manteigas (Época Contemporânea)

• Nota-de-Manteigas-01Nota-de-Manteigas-01
  • Nota-de-Manteigas-02Nota-de-Manteigas-02

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICOMuseu Virtual Tags: manteigas, notas e papel moeda

• Papel-moeda de Manteigas

O aparecimento do papel-moeda em Portugal  remonta ao séc. XVIII mais propriamente a 1796 durante o reinado de D. Maria I. São chamadas as “primeiras notas” a circular entre os portugueses.

A implantação da república deu lugar a que se cunhassem novas notas e moedas, mas sem interromper o sistema decimal. Remodelou-se o sistema monetário, impondo-se o escudo como unidade monetária, em substituição do real (os reis). Em 1911 a moeda padrão passa a ser o escudo.

O primeiro dinheiro deste tipo, as cédulas, surge na Madeira e nos Açores, depois estendeu-se um pouco por todo o pais, sobretudo durante a crise económica de 1891 e o fim da primeira grande Guerra Mundial.

Devido aos tempos de escassez o metal não foi poupado, sendo usado muitas  vezes para servir de matéria-prima à indústria.Com a falta de metais para as moedas de troca, multiplicaram-se assim as emissões de cédulas, vales e títulos um pouco por todo o país.

Houve diversas entidades que emitiram cédulas tais como a apresentada pela Câmara Municipal de Manteigas, desde associações industriais e comerciais, a cooperativas, hospitais e algumas juntas de freguesia devido às dificuldades que afetaram o sistema económico da época.

Cédula significa uma pequena folha de papel, sendo um título emitido para representar as moedas metálicas ou os trocos. Esta é uma espécie de dinheiro de recurso, em falta da moeda oficial, acontecendo em períodos de guerra ou de uma grave crise económica.

O uso destas cédulas de papel, trouxe alguns inconvenientes, tais como a degradação do papel devido á falta de higiene na época e à facilidade com que eram falsificadas, aliado ao mau estado dos exemplares que já circulavam, tendo levado as entidades a tomar medidas para renovar e alterar certas células.

Sabe-se hoje, através de testemunhos orais que haveria mais cédulas camarárias de Manteigas, alem da apresentada a circular nesta época.

Websites consultados