Sítio da Quinta do Cabecinho

• Mapa-Quinta-do-CabecinhoMapa-Quinta-do-Cabecinho
  • Quinta-do-Cabecinho-01Quinta-do-Cabecinho-01
  • Quinta-do-Cabecinho-02Quinta-do-Cabecinho-02

Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICOMuseu Virtual Tags: 111, 102, 127 e 96

• Quinta do Cabecinho

Localização: Vale de Amoreira, Manteigas

Coordenadas:

Tipologia: Povoado (?)

Cronologia: Romano (?); Medieval (?)

Descrição: Próximo de dois ribeiros que confluem no Zêzere, o local parece reunir condições propícias à habitabilidade. Refira-se a proximidade da Fraga da Mina, onde, segundo informação oral, se localiza uma mina que abastece uma fonte que irriga o Cabecinho.
    Segundo os habitantes, o primitivo núcleo populacional de Vale de Amoreira localizar-se-ia aqui.

Alarcão menciona o aparecimento de tegulae, cerâmica comum e dois tambores de coluna no sítio (ALARCÃO, 1993: 44).

Testemunhos orais  confirmam os dados atrás referidos sendo, também, referido o achado de moedas e vestígios de um “castelo antigo” num terreno onde, atualmente, se localiza uma vinha.

Em prospeção na área (especificamente, nos campos lavrados), foram recolhidos dois fragmentos de cerâmica de construção de feitura grosseira, que aparentam ser de tegulae, assim como um fragmento de telha de canudo rude e um bordo de cerâmica comum, sem características passíveis de indiciar uma aproximação cronológica.

Espólio: Tegulae (?), telha de canudo, cerâmica comum, moeda da época alto medieval

Em conversa com habitantes da Quinta do Cabecinho, tomou-se conhecimento do aparecimento de pequenos potes cerâmicos (análogos ao bordo encontrado, segundo a Sra. Lucinda Pinheiro), assim como recipientes de maior dimensão e “potes maiores parecidos com os de azeitonas de antigamente” (indiciando grandes talhas).

ALARCÃO, 1993. Arqueologia da Serra da Estrela