Coreto Read more [...]
Igreja Matriz de Vale de Amoreira
Museu Virtual Category: PATRIMÓNIO EDIFICADO e Igrejas
-
Igreja Matriz de Vale de Amoreira
Esta é uma igreja atual que data de 1992. No entanto, a sua construção começou em 1972, por iniciativa do Padre António Joaquim Marcos e do Padre Joaquim Jerónimo, e dos paroquianos devotos, Joaquim Ribeiro Morais, José Duarte Freire e António Ferreira.
Na aldeia existe uma outra capela que até à construção desta igreja servia a paróquia. Por isso esta igreja tem ainda uma parca história.
Sendo um edifício construído de raiz para o culto religioso, apresenta já uma arquitetura atual que não corresponde aos modelos convencionais, sendo ainda assim adaptada às necessidades. A fachada principal destaca-se, na parte superior, pelos vitrais triangulares, de dois tamanhos diferenciados, com uma cruz ao centro (também em vitral). Tal composição confere ritmo à fachada e torna-a diferente das demais do concelho. Na parte inferior, o pórtico é reentrante em forma trapezoidal, com porta dupla. Colocada na parte posterior, encontra-se a torre sineira, simples, com dois sinos, e com cobertura de 4 águas, composta por telha portuguesa.
O interior é composto de uma nave única, com coro alto, sobre a entrada. Sem qualquer retábulo, a capela-mor é pouco profunda e abriga apenas uma peanha (suporte) ao centro, com a imagem de Nossa Senhora da Anunciação, padroeira da terra. Existe uma porta colocada lateralmente na parede de fundo que dá acesso à sacristia. De facto o volume mais pequeno que se vê no exterior corresponde a este espaço e não à capela-mor, como acontece na maior parte das igrejas. Para além disto, pouco se destaca na decoração, pois é praticamente inexistente.
Estado de conservação
Bom à data de 08-10-2014
Bibliografia
Websites consultados
http://www.valedeamoreira.com/#!igreja/c6aw
http://www.cm-manteigas.pt/turismo/patrimonio1/Paginas/igrejadevaledeamoreira.aspx
-